04 outubro 2011

curiosidades sobre crochet

É certo e sabido que actualmente, Pingos do Céu, se encontra numa fase de crochet. Acumulam-se ideias, linhas, cores, gráficos e esquemas datados dos anos 70 e 80, que as avós nos foram dando. ("Vê lá filha, se isso te interessa?"- é a frase comum e que ouço com alguma regularidade).

Daí a procura sobre algo mais acerca de uma arte tão antiga.

Parece que os primeiros trabalhos foram realizados com os dedos, mas a evolução não esperou muito tempo e a partir das técnicas e práticas tradicionais na Arábia, América do Sul e China, o crochet foi evoluindo.



O autor Lis Paludan (autor do livro CROCHET: HISTORY & TECNIQUE) defende que o crochet originou-se na Arábia, e a sua expansão a este chegou ao Tibete e quanto ao oeste, expandiu-se até à Espanha. Daí seguiu através das rotas comerciais.

Já na América do Sul, existem indicios da utilização de adornos de crochet, utilizados por uma tribo primitiva, aquando dos rituais da puberdade.

Finalmente na China, utilizava-se o crochet para criar bonecas tridimensionais (chamadas "amigurumis"). Acercas destas últimas tenho de fazer algumas pesquisas porque fiquei curiosa.

A partir do século XIX, o crochet ganha popularidade na Europa. Em 1824, cria-se a revista "Penelope".

... E hoje fico por aqui ... é sobre esta revista que vou tentar encontrar informação ... não estão curiosos sobre como seria esta publicação? Eu estou. Até já.

Obrigado pela visita.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Conhecer a sua opinião é importante para nós em Pingos do Céu.
Obrigado por deixar o seu comentário.