24 maio 2011

Home Decor | Pirogravura



Home Decor | Pirogravura | Cortiça

Decidi experimentar fazer pirogravura em cortiça portuguesa. Já andava de olho na cortiça à algum tempo e foi agora que o gosto pelo material sobressaiu e decidi trabalhá-lo e moldá-lo à minha maneira.
Antes de experimentar e como gosto de me assumir como curiosa, decidi saber um pouco sobre a história da cortiça. Descobri coisas fantásticas.

Vejamos:
Foi utilizada nas artes da pesca, para vedar vasilhas e teve ainda outras aplicações domésticas. A data de utilização não se resume a uma data concreta, no entanto, sabe-se que os povos da Baía do Mediterraneo Oriental e do Antigo Egipto já utilizavam este material. Na Grécia, era utilizada como vedante cilindrico, embora esta forma de vedar não fosse muito divulgada.
Em 1680, o monge Benedito Dom Pierre Pérignon iniciou, com sucesso, a utilização da cortiça como vedante doos vinhos espumosos (champanhe). A rolha começa a ser difundida internacionalmente e a procura deste vedante dá origem à criação da 1ª unidade fabril de produção de rolhas (Catalunha, 1750).
Consideram a rolha, a utilização nobre da cortiça, mas no mercado existem outras e inumeras soluções e produtos, que vão desde a moda à decoração para o lar, entre outros.

A minha solução passa pela decoração para o lar, mas sempre, sempre, com um toque meu, pessoal e intransmissível. Amanhã, irei mostrar-vos a minha criação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Conhecer a sua opinião é importante para nós em Pingos do Céu.
Obrigado por deixar o seu comentário.